quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Associação do Cão de Água Português

Desenho com marcadores POSCA, photoshop por Orlando José do Ó, aprovado pela ACAP a 23.10.2011

"Existem diversas teorias acerca da origem desta raça. Em toda a bacia Mediterrânica, o cão era usado pelos pescadores na sua actividade, dando origem às diferentes raças de cães de água hoje existentes. É natural que um desses cães tivesse chegado a Portugal, através de viagens marítimas, iniciando-se assim a criação do Cão de Água Português.
No passado encontrava-se com frequência no litoral sul, predominantemente na costa Algarvia.
(...)O cão de água esteve praticamente extinto no nosso país. Quando os cães deixaram de ser utilizados nos barcos com a função que tinham anteriormente, começaram a ser deixados em terra, pois a industrialização da pesca e a introdução de novos mecanismos relegou a sua função para segundo plano. Á medida que a raça ia desaparecendo em Portugal ia prosperando em outros países, como nos Estados Unidos ou nos Países Nórdicos, nos quais os cães de água são bastante conhecidos e desejados, por vezes mais conhecidos do que no seu país de origem. Foi graças ao trabalho de Vasco Bensaúde, retomado mais tarde pelo Dr. António Cabral que o Cão de Água Português foi preservado até hoje.
Em Portugal existem presentemente cães de muita qualidade e assiste-se a um interesse renovado pela raça. É de desejar que a selecção continue e não seja apenas no que se refere ao aspecto morfológico mas também baseada nas aptidões, pois as próprias características deste cão estão muito relacionadas com as suas aptidões."

Para mais informações sobre esta associação, provas de cães de água e outras informações, por favor visitem o site oficial da ACAP: http://www.caodagua.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário